segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TEMPO, você o viu correndo por aí?

      Para mim um grande desafio dos tempos atuais é saber administrar o TEMPO. Ele continua o mesmo, o dia continua com 24hs, mas a cada segundo que passa tenho a impressão que ele só reduz de tamanho. Isto me remete a sensação  de uma bomba de gasolina manual, que é devagar quase parando, com aquela que é automática, ela é tão rápida que num piscar de olhos a gasolina já está no tanque do carro e a pessoa fica toda desconfiada achando que recebeu menos gasolina do que pagou. Assim é o tempo, ele sempre parece ser maior no ano que passou, quando nos damos conta, ele escorreu pelas mãos feito areia. São muitas informações, inúmeros afazeres, tantas coisas para organizar, diversos compromissos, várias pessoas para dar atenção... trabalho, reunião, família, casa, feira, igreja, comunidade, vida de oração, problemas para resolver, enfermidade e muitas cobranças, cobranças e cobranças. E a pessoa mal tem tempo para si. Como fica a gente com tudo isso ?
      Todas estas coisas são boas e necessárias para nossa vida e nossa felicidade, só precisamos dar medida a elas, ter equilíbrio, o qual, muitas vezes é atropelado pelo excesso de competitividade de uma cultura capitalista e consumista como a nossa.  Queríamos nós, sermos VÁRIOS ao mesmo tempo, para dar conta de todas as atribuições que nos são impostas. Mas, a verdade é que não somos. Só somos um e muitas vezes um em pedaços. Precisamos impor limites a nós mesmos, precisamos nos organizar melhor, mas também precisamos aprender às vezes à dizer não e parar de nos cobrar sobre àquilo que não conseguimos, não por falta de competência, mas por falta de tempo hábil, precisamos aceitar que temos limites e que precisamos apostar mais na qualidade do que na quantidade,  necessitamos está todo, inteiro, naquilo que estamos fazendo, enfim precisamos administrar o tempo que Deus nos dá. Necessitamos nos converter aquilo que a Palavra de Deus diz no livro de Eclesiastes: "Existe um tempo para cada coisa..." ou como bem dizia São Francisco: "Faça poucas coisas, mas as faça bem!" Ah! quão teimosos nós somos. Não somos super heróis e nem somos DEUS, somos GENTE. Necessitamos mudar de prática de verdade, sair das palavras para as atitudes, reorganizar as ideias, selecionar as informações e principalmente qualificar as nossas relações, utilizar o tempo a nosso favor... Quando o Senhor da vinha chegar e nos perguntar o que fizemos com a vinha primeira (a nossa vida) e as outras que Ele nos confiou, o que responderemos?
    Ouso falar em terceira pessoa e não em primeira porque acredito que este desafio não seja exclusivamente meu. Afinal, o que você tem feito do seu tempo? Ele tem sido seu aliado ou o seu inimigo? Como vai a qualidade de suas relações? Quantas cobranças você tem jogado sobre si mesmo? Só pisamos no freio quando a enfermidade nos ataca?
EU PRECISO REPENSAR MUITAS COISAS.
E VOCÊ?

Um comentário:

  1. De fato, somos muitas vezes escravos de tempo. Mas como nos propõe a reflexão, devemos utilizar o tempo a nosso favor e fazer a Vontade de Deus.

    ResponderExcluir